Revista de Economia e Sociologia Rural
https://www.revistasober.org/article/5d962dc40e8825b90d2bac33
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

A EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE DO MILHO

Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza, Fernando Luís Garagorry

Downloads: 0
Views: 725

Resumo

No mesmo período do ano, com exceção da safrinha do milho, a soja e o milho disputam as mesmas áreas, nas principais regiões produtoras. A lavoura do milho precisa remunerar o capital e o empreendedor, pelo menos equivalentemente à remuneração que a soja oferece. A lavoura moderna tem como característica um elevado custofixo por hectare. O impacto do custo fixo no custo total somente é reduzido pelas produtividades elevadas. Pressionada pelos custos fixos e pela competição internacional, a soja já tem rendimentos próximos aos dos países avançados, e a lavoura do milho somente se viabiliza, nas áreas que servem a ambas, se obtiver rendimentos também elevados. Por isto, deve-se esperar que a soja seja a força que arrasta para cima a produtividade do milho. O trabalho aduz várias evidências em favor dessa hipótese, sobretudo o modelo econométrico que, ao ser construído para testá-la, não a rejeitou.

Palavras-chave

Milho, soja, rendimento, modelo econométrico.

Referências

GARAGORRY, F.L.; REGO, A.M. AGROTEC: base relacional de dados estatísticos. Estrutura de dados. Versão 1.0. Brasília: EMBRAPA, 1997. 20p. Mimeo.

GARCIA, J.C. Evolução da área e produtividade do milho "safrinha" por estado. ln: IAC/CDV. IV seminário sobre a cultura do milho safrinha. Campinas: 1997. p.11-14.

GREENE, W.H. Econometric Analysis. 3 ed. New York: Prentice- Hall, 1997.

MARQUES, P.V.; SOUZA, E.L.L. de. Cenários dos sistemas agroindustriais de grãos no Brasil e novas formas de comercialização. ln: Aguiar, D.R.D.; Pinho, J.B. (Eds.). Agronegócio brasileiro: desafios e perspectivas. Brasília: SOBER, 1998. V.I, p. 209-222.

PARKS,R.W. EfficientEstimationofaSystemofRegressionEquations when Disturbances are both Serially and Contemporaneously Correlated. Journal of the American Statistical Association, Alexandria, v.62, p. 500-509, 1967.

SAS Institute. SAS/GRAPH Software: Usage. Version 6. Cary, NC: 1991.

SAS Institute. SAS/ETS User's Guide. Version 6. Cary, NC: 1993.

5d962dc40e8825b90d2bac33 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections